15IACC

História

Sobre as Séries de IACC

A IACC é o principal fórum mundial, que reúne chefes de estado, a sociedade civil, o setor privado e muitos mais, para enfrentar os desafios cada vez mais sofisticados colocados pela corrupção. A IACC acontece a cada dois anos em uma região diferente no mundo, e atrai até 1500 participantes de mais de 135 países. A conferência serve como o principal fórum global para o trabalho em rede e para a informação cruzada, que são indispensáveis para a defesa efetiva e a ação a nível global e nacional no combateà corrupção.

A IACC chama a atenção para a corrupção, por meio do aumento da conscientização e estimulando o debate. Ela promove a troca global de experiências e metodologias no controle da corrupção. As conferências promovem a cooperação internacional entre agências e cidadãos de todas as partes do mundo, ajudando a desenvolver relações pessoais pelo fornecimento da oportunidade do dialogo frente a frente, e direciona contatos entre os representantes das agências e as organizações participantes.

Facilitando o Intercâmbio

À medida que o reconhecimento da necessidade de combater a corrupção cresce, o mesmo acontece com a necessidade de troca de informações. Um crescente número de instituições está envolvido no combate à corrupção e têm desenvolvido uma série de estratégias para neutralizar o problema em variados contextos. Com isto em mente, a Conferência Internacional Contra a Corrupção serve como uma plataforma para reunir profissionais e acadêmicos, que trabalham no tema para a troca de informações e ideias.

As conferências atraem políticos, oficiais do governo local e nacional, pesquisadores, organizações de desenvolvimento internacional, a mídia, e as organizações não governamentais (ONGs). Resumindo, todos aqueles que entram em contato com formas de corrupção através do seu trabalho, além aqueles que estão preocupados com a prevenção  das práticas de corrupção.

Ao longo de quatro dias de discussões plenárias e uma mistura eclética de mais de 40 workshops e sessões especiais, a IACC visa encontrar soluções para os principais desafios que afetam o nosso futuro em comum.

História

A ideia para a primeira conferência surgiu pela primeira vez entre um número de agências de aplicação da lei anticorrupção, incluindo a Comissão Independente de Hong Kong Contra a Corrupção, o Inspetor Geral do Distrito de Columbia (Washington D.C.) e o Departamento de Investigação da Cidade de Nova York. Inicialmente o foco era sobre questões de aplicação da lei. As estratégias e táticas foram desenvolvidas para desencorajar e investigar a corrupção oficial, e então o âmbito da conferência cresceu rapidamente. Hoje, a conferência envolve todo o espectro das partes interessadas, em seu esforço para combater a corrupção e o fraude em todo o mundo. A IACC serve como o principal fórum global para o trabalho em rede e intercâmbio-cruzado, que são indispensáveis para defesa e ação eficaz a nível global e nacional.

Para informação mais detalhada sobre as séries de IACC e sua história, por favor, visite: www.iacconference.org

Conferências Internacionais Anticorrupção Anteriores

Bancoc (Tailândia)

Novembro de 2010

Restaurando a Confiança: Ação Global pela Transparência

Palestrantes incluídos: John Githongo vice-presidente de política e defensor do World Vision International; Salil Shetty, Secretário Geral da Anistia Internacional; Abhisit Vejjajiva, Primeiro Ministro da Tailândia; Patrick Alley, Diretor da Global Witness; Hilary Clinton, Secretária de Estados dos EUA; Avrind Ganesan, Diretor de Atenção aos Direitos Humanos e Panthep Klanarongran, Presidente da Comissão Nacional Anticorrupção da Tailândia (NACC).

Atenas (Grécia)

Outubro de 2008

Transparência Global: Combatendo a corrupção por um futuro sustentável

Palestrantes incluídos: HRH Príncipe El Hassan bin Talal da Jordânia; o Vice-Presidente da Comissão Europeia Siim Kallas, o Primeiro Ministro da Grécia George Papandreou, a Secretaria Geral da Anistia Internacional Irene Khan, a ex-Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos Mary Robinson e o ex-presidente da Botsuana Festus Mogae.

Cidade de Guatemala (Guatemala)

Novembro de 2006
Em direção a um Mundo mais Justo. Por que a Corrupção ainda bloqueia o Caminho?
Palestrantes incluídos: Fundador da TI do Quênia John Githongo; o Presidente da Costa Rica Oscar Arias Sanchez; o ex-chanceler e Ministro das Finanças da Nigéria Ngozi Okonjo-Iweala, e o Presidente da Guatemala Oscar Berger Perdomo

Seul (Coreia do Sul)

Maio de 2003

Culturas Diferentes, Valores em Comum
Palestrantes incluídos: o Presidente da Coréia do Sul Roh Moo-hyun, o Procurador-Geral de Lesoto Fine Maema, o Ativista da Sociedade Civil Aruna Roy, o Ministro de Justiça do Quênia Kuraiti Murungi, e o Teólogo Hans Küng

Praga (República Tcheca)

Outubro de 2001

Juntos Contra a Corrupção: Projetando Estratégias, Avaliação de Impacto, Reformando as Instituições Corruptas
Palestrantes incluídos: o Presidente da República Tcheca Vaclav Havel, o Presidente do México Vicente Fox, a Juíza Investigativa Eva Joly, e o Filantropo, George Soros

Durban (África do Sul)

Outubro de 1999

Integridade Global: 2000 e Além — Desenvolvendo Estratégias Anti-Corrupção em um Mundo em Mudança
Palestrantes incluídos: o Presidente da África do Sul Thabo Mbeki, o Presidente da Botsuana Festus Mogae, e o Secretário Geral da Interpol Ronald Noble

Para aprender mais sobre os palestrantes anteriores da IACC, por favor, veja www.iacconference.org